28 a 30 de novembro de 2017 | Hotel Portal de Gravatá

Notícias

Sebrae realiza 13ª edição de Feira de Turismo Rural

O turismo rural no Brasil está intrinsecamente ligado à preservação e valorização da paisagem do campo, das tradições históricas e culturais, da biodiversidade. Mas discutir o assunto de maneira atualizada implica também falar de inovação, modernidade, acessibilidade, respeito, segurança e infraestrutura. Entre os dias 28 e 30 de novembro, Pernambuco sedia a 13ª Feira de Turismo Rural – Ruraltur, que será realizada no Hotel Fazenda Portal de Gravatá, no Agreste pernambucano. O evento é uma iniciativa nacional do Sebrae que será realizada em parceria com a Associação Pernambucana de Turismo Rural (Apeturr). O objetivo é conectar as diferentes matrizes culturais dos estados brasileiros com a disseminação de informações, redes de contatos, conhecimentos técnicos e comercialização de destinos turísticos.

A Ruraltur é considerada a melhor vitrine de produtos, serviços e conhecimentos de turismo rural do país e visa criar um ambiente favorável para o desenvolvimento setorial, gerando oportunidades de negócios para os expositores e potenciais compradores. Na sua 13ª edição, a feira terá como tema o Turismo Rural, a Produção Associada e Economia Criativa, com a valorização dos elementos e referenciais do campo. O foco principal do evento é a venda de roteiros turísticos e a integração das cadeias produtivas, por meio das seguintes ações: feira de produtos e serviços, caravanas estaduais e regionais, rodadas de negócios, Cine - Benchmarking, apresentação de cases de sucesso, rodas de conversa empresarial, visitas técnicas, seminários e mostras culturais.

A intenção do Sebrae com a 13ª edição da Ruraltur é gerar oportunidades de negócios para toda a cadeia produtiva do Turismo Rural, notadamente em Pernambuco e na região Nordeste, conectando as diferentes matrizes culturais locais e regionais. De acordo com Oswaldo Ramos, diretor-superintendente do Sebrae em Pernambuco, o evento visa potencializar o turismo rural a partir da agregação de valor à cadeia da economia criativa. “Queremos associar a cultura à gastronomia, ao patrimônio cultural, entre outros, para fortalecer a atividade turística. Essa é uma estratégia que o Sebrae busca cada vez mais para fortalecer o turismo rural no Nordeste”, pontua.

Evento nacional e itinerante do Sebrae, a Ruraltur nasceu na Paraíba e já foi realizada no Rio Grande do Norte, no Ceará e em outros estados. Neste ano, em Pernambuco, a parceria com a Apeturr tem buscando aprimorar a gestão, a inovação, a competitividade e a aproximação entre os setores do governo e do mercado, possibilitando a ampliação do turismo rural e a divulgação das riquezas presentes no campo. “O turismo rural é por excelência um turismo de experiência. Para que as pessoas entendam isso, vamos investir em visitas técnicas – que visam mostrar as possibilidades de mercado e capacidades turísticas existentes apenas no espaço rural – e em divulgação, para estimular que mais pessoas conheçam essa modalidade do turismo em Pernambuco”, explica Melânia Vieira, presidente da Apeturr.

ECONOMIA - Com o aumento histórico da concentração de pessoas nos grandes centros urbanos, o interesse pelo turismo rural tem crescido em todo o mundo. A Organização Mundial do Turismo estima que 3% dos turistas escolhem viajar para o campo. Setor que cresce 6% ao ano, de acordo com o Instituto de Desenvolvimento do Turismo Rural e Equestre (IDESTUR), o segmento desponta com grande potencial econômico e de investimento para os próximos anos. No Brasil, os equipamentos turísticos regionais e seus empreendedores compõem um diferencial competitivo que soma aproximadamente 15 mil propriedades abertas à prática do turismo. As regiões Norte e Nordeste somam 20% da demanda pelo turismo no campo. O Nordeste se destaca pelo investimento no fortalecimento do turismo rural, com respostas satisfatórias no profissionalismo do setor, na formação de parcerias estratégicas e na geração de negócios concretos. A base da atividade na região está fundamentada nos atrativos de natureza e riqueza histórica, nas fazendas e casarios rurais, nas manifestações e tradições culturais, paisagens, vegetação, artesanato, gastronomia e culto às referencias populares.


SERVIÇO
13ª Feira de Turismo Rural – Ruraltur
Onde: Hotel Fazenda Portal de Gravatá | BR 232, s/n, Novo Gravatá
Quando: de 28 a 30 de novembro
Inscrições gratuitas: www.ruraltur2017.com.br
Inscrições para as visitas técnicas: ruraltur2017@pe.sebrae.com.br
Custo: R$ 40,00, por dia. Vagas limitadas.


Mais informações:
Assessoria de Imprensa Sebrae em Pernambuco
Janete Lopes (81) 21018499 | 999286307 | imprensa@pe.sebrae.com.br
Dupla Comunicação
Juliana Ângela (81) 3242 3207 | 982517523 | juliana@duplacom.com.br
Pedro Jordão (81) 32423207 | 981869357 | pedro.jordao@duplacom.com.br



Outras Notícias:
- Ruraltur ocorrerá em Pernambuco

REALIZAÇÃO

APOIO